terça-feira, 8 de abril de 2008

as pajens e eu-o amanhã começa hoje

Se você perguntar qual é a vontade dos pais quando pensam no futuro das crias pode apostar que a maioria vai responder:"Espero poder mandar minha cria estudar fora". Eu torço por vocês. Também quero uma vida melhor para minhas crias. Quem não quer?
Como passo muito tempo dentro do universo infantil, acabo reparando em coisas que outras pessoas não tem chance: a constelação das pajens e seu relacionamento com as crias, conforme as ordens das mães. Tem criança de 6 anos que não come sozinha (a babá tem que colocar a colherada em sua boca), tem outra de 9 anos que não sabe tomar banho sozinha, criança pequena que não usa os pés para andar e sim o colo da babá, crianças que não sabem recolher seus brinquedos, etc.  Poderia gastar linhas e linhas dando exemplos mas não precisamos perder mais tempo para chegar aonde quero: essas crianças são completamente dependentes de um adulto.
Sabe seu sonho de mandar sua cria estudar fora? Vou te contar uma coisa que ninguém nesse momento da vida pensou: fora da América Latina não existe empregada. Sua cria vai ter que cozinhar, limpar a casa e lavar a própria roupa. Pois é. Você parou para pensar que essas crianças não estão sendo preparadas para o futuro? 
Paro aqui para um parêntesis:fazer trabalhos domésticos faz a criança se sentir útil e aumenta sua auto-estima pois ela sente orgulho de realizar uma tarefa corretamente. Ensina a criança a respeitar seus pertences e os dos outros da família. Ensina sobretudo responsabilidade. Não estou inventando nada disso, procure ler estudos à respeito do assunto. Fecha parêntesis.
Não é preciso que elas tirem o emprego de sua secretária do lar, mas ela pode ajudar informalmente (você nem precisa se preocupar com a lei trabalhista!): ensine ou peça à babá para ensinar sua cria a fazer a própria cama, a tirar seu prato e levar para a cozinha depois das refeições, a ajudar a colocar a roupa na máquina, recolher seus brinquedos, etc. Ensine seu filho a ser independente. A maioria das crianças adora ajudar a "gente grande", na cozinha ou no banheiro. 
Para finalizar o mais importante: documente essas ocasiões para jogar na cara de sua cria em vídeo quando ela for aborrescente e se recusar a arrumar seu próprio quarto!


Um comentário:

Mirian Assis disse...

Estou aqui na Costa Rica, país também de origem latina. Concordo em gênero,número e grau. Criança pode e deve aprender atividades rotineiras do lar. Eu trabalhei quando tive meus três filhos, tinha duas empregadas para me ajudar e agora sem trabalhar e aqui cuidando de tudo adoro. Eles valorizam e me ajudam, desde tirar a mesa, seu prato, estender uma toalha, arrumar seus brinquedos... Eu sempre fiz quando pequena, e olha que minha mãe trabalhava e éramos em 4.Hoje como você aproveito este mundo entre trancos e barrancos, mas com orgulho de poder participar sempre!!Sou uma das mães que teve suas crias na escolinha, e que minha filha foi muito amiga da sua e sempre lembra dela com muito carinho! Aqui além de mais unidos, os valores estão mais fortes. Nossos filhos devem estar preparados para o futuro, estudando ou não fora,cabe aos pais facilitar, não?