segunda-feira, 30 de março de 2009

boas e paetês, com muito makeup

Algum tempo atrás escrevi um post sobre como é ter um menino em casa que basicamente é a Barbie da irmã mais velha para que ela realize todas as sua fantasias. Matraca-Trica e Fofoquinha, respectivamente. Se der muita preguiça de clicar acima para ler, aqui vai um pequeno resumo: pais de meninos, RELAXEM e deixem que eles sejam crianças. Repito isso toda vez que, quando chego em casa, recebo um beijo bem gosmento e de um cor-de-rosa New Wave de uma criatura de bem mais de um metro (cortesia das minhas botas de salto) que mais parece um cruzamento de Marilyn Manson com Cher. E vou te dizer mais uma coisa: Matraca-Trica a-d-o-r-a. Nem te conto como, na festa junina do ano passado, Matraca-Trica chorou e esperneou até ter a cara maquiada igual a da irmã. Como assim ele não podia passar sombra?? Se recusou a sair de casa se a lambança em sua cara fosse só com um lápis preto. Enquanto os amiguinhos foram dançar quadrilha com camisa xadrez, calça jeans e olhe lá-nem chapéu de palha as mães conseguiram convencer os meninos a colocar, Matraca-Trica foi de cavanhaque, bigode, costeleta, bochecha bem rosada com pintinhas, sombra azul turquesa nas pálpebras e batom vermelho sangue nos lábios. Feliz da vida.
Estou voltando ao assunto porque li esta semana uma matéria na revista Wondertime sobre meninos que gostam de se fantasiar com coisas de menina, chamada de Boys and Boas. Obrigada, Barbara Hey! A autora da matéria escreve que Henry, seu filho, naquela altura de sua vida ainda não dava a mínima para definições de gênero e sexo de nossa cultura e não se sentia pressionado por seus amiguinhos para ser sentir incluído no grupo. Escreveu ainda que Henry tem uma irmã mais velha. Que tem fantasias muito, muito mais bacanas do que bombeiro, doutor ou policial. Escreveu que salto alto faz um barulho muito legal no chão quando se anda. Que maquiagem é uma coisa colorida e gosmenta. Que crianças gostam de cores, tocar em materiais interessantes e de coisas que brilham. Porque são crianças, nada mais.
Se você, como eu, tem um David Bowie (em sua fase Ziggy Stardust) que gosta de se vestir como a Elke Maravilha, não se preocupe: a fase do glam rock passa, lá pelos 6 ou 7 anos. Tem gente como o Gene Simmons  que só faz uma pausa na vida. Mas convenhamos que, depois dos dezoito anos, o problema já não é mais seu.
Um conselho que sempre dou: sempre fotografe ou filme esses preciosos momentos. Imagino que nada possa pagar a expressão da cara deles quando, num futuro próximo, você mostrar essas fotos para a namoradinha da semana!


Nenhum comentário: