terça-feira, 5 de outubro de 2010

crescer dói


Eu tenho pouca lembrança do processo de crescimento. Lembro de coisas muito bacanas e traumatizantemente ruins. Coisas que aconteceram, acidentes, machucados, o dia que me perdi na feira da minha mãe, a boneca que minha avó trouxe da Europa que era do meu tamanho, essas coisas. Todo mundo tem suas lembranças de quando era pequeno.
Agora, participando do crescimento de Matraca-Trica e Fofoquinha, estou percebendo que a coisa pode não ser nada fácil. Crescer dói, fisicamente. Não sei se nós, gente grande, aguentaríamos o tranco de uma tacada só. Fofoquinha, por exemplo, está com 2 dentes nascendo ao mesmo tempo, genviva rasgando enquanto eu escrevo. Está de aparelho, fixo, sendo ativado diariamente. Agora apareceram 2 olhos de peixe, um em cada pé. Sabe o que é isso? Eu não sabia. É uma verruga que cresce para dentro, virótica, tem que queimar ou operar. Tadica dela, agora que queimou, não consegue andar direito por causa da dor faz dias. 
Junta-se todo esse incômodo e dor e veja no que dá. Não sei se teria o bom humor dela, que, como é humana, tem repentes de choro por que não está passando o desenho que ela quer ver naquela hora ou porque o Matraca-Trica pegou aquele livro interativo que ela ganhou a 2 anos atrás e nunca mais havia olhado desde então. Está estável como uma ogiva nuclear em filme de James Bond. Apesar de pronta para causar estrago a qualquer segundo, Fofoquinha comporta-se como a heroína do filme 80% do tempo, aguentando (mais ou menos) firme as agruras que a vida lhe impõe. Vai passar, querida, é só o que Mamãe tem certeza.
A natureza é sábia e faz com que não tenhamos muita consciência desse processo todo, e assim como partos cabeludos, passa e a coisa parece que nunca aconteceu. É capaz de ela não se lembrar nem lendo esse post daqui a muitos anos.

2 comentários:

Mamma Mini disse...

Nem fale Flávia, e sabe o que mais? o crescimento deles dói na gente também, porque ver filho sofrer de dor (mesmo que por conta das mazelas naturais da vida) dói, e dói muito... a gente fica de coração partido querendo assoprar e o vento levar tudo, ou passar num passe de mágica todos os problemas deles pra gente, mas como todo processo, e como vc mesma disse, eles são fortes, ficam bem na maior parte do tempo, se recuperam super rápido e nem vão se lembrar da maioria das coisas que a gente se descabela...rs
um beijo e melhoras aí viu?

Carol Garcia disse...

oi fla,

peninha da pequena...
pequena ulher guerreira e corajosa.

força !!!!

bjo bjob jo