quinta-feira, 24 de março de 2011

a maçã da professora


A maçã da professora é aquela obrigação que a boa educação impôs aos pais de alunos, seja em festas religiosas ou civis, de dar presente ao mestre, com carinho. Acho que hoje em dia está faltando o carinho. 
As mães (bem intencionadas, sem a menor sombra de dúvida) se organizam, discutem presentes para dividir entre as crianças da sala, se telefonam e trocam ideias, arrecadam o montante necessário, vão às compras, fazem pacotes e entre laços, papel e uma eventual tesourada sem malícia, se divertem, falam sobre a vida e comentam sobre essa obrigação, em tom de reclamação. No tal dia elas vão para a porta da escola e algumas das crianças tem o privilégio de dar o pacote para a "Tia". A participação de seu filho no processo foi, no máximo -e se ele já foi alfabetizado- assinar o cartão comprado. As mães, entre tanta reclamação, trânsito e trabalho, aproveitaram para se conhecer melhor e participar da ocasião festiva, por mais que elas achem um porre fazer tudo isso.
Vamos combinar que é muito mais prático comprar um ovo de Páscoa e mandar para a escola. Quem tem tempo nos dias de hoje? Já não basta o Natal, não? Agora, o que seu filho aprendeu sobre ______insira-aqui-a-ocasião-para-o-qual-ele-está-presenteando-a-professora______? Ele ficou com a mesma sensação que a mãe de satisfação e orgulho do que fez? Ele sabe mesmo o que comemora essa maçã que ele não subiu na árvore para colher? Outra pergunta, o que uma professora faz com 20 ovos de Páscoa (existe 95% de chance de que ela esteja controlando o peso)?
Matraca-Trica e Fofoquinha fazem o presente. Seja ele um cartão, um desenho sobre o assunto ou uma atividade. É um presente deles para o mestre. Com muito carinho. Os valores que eu quero que eles aprendam são os sentimentais, não o monetário. De quebra, o presente deles não engorda.

2 comentários:

Cora disse...

O carinho está mesmo em falta!

Mas não por parte das crianças, que te abraçam, beijam e te dão todo desenho que são capazes de fazer!

Mas nesta páscoa, posso optar por ovo,ao invés do desenho???

rs.
beijos.

Tina Maldonado disse...

Concordo Flavia!!
Entramos nessa loucura sem perceber....que bom ler o que sempre soube mas estava escondido por debaixo da loucura do consumismo!! Obrigada por resgatar o mais importante dos ensinamentos, o sentimento, o carinho e o " ser especial" que cada pessoa tem e , mostrar p/ nossos filhos o quanto isso é valioso...Bjs Tina Maldonado