book Mamãe conta tudo volume 2


Flavia Fiorillo lançou Mamãe conta tudo 2 com dicas para os pais sobre os primeiros anos de vida dos filhos




Longe de ser uma “bíblia” pediátrica,  Mamãe conta tudo - bebês e crianças acima de um ano. tem como proposta ajudar a resolver dúvidas e problemas que surgem com o crescimento dos filhos. Com texto informal, moderno e divertido, a autora prepara as mães para as descobertas da fase que ela apelidou de DC (“Depois das Crianças”). Ela explica como funciona o sono dos pequenos até os 5 anos de idade, os sinais para identificar a chegada dos primeiros dentinhos, quando inserir sopas e papinhas na alimentação, a “estreia” sem as fraldas, passando pelos desafios dos  terrible twos – a fase dos “chiliques”. A publicação ainda reúne ideias, dicas e soluções, todas caseiras, muitas dos tempos das nossas avós, para enfrentar com firmeza – e sem perder a ternura – os primeiros anos de vida da criança.

Para a empresária Giovanna Kupfer, que assina o prefácio do livro, “Mamãe conta tudo traz explicações práticas, que não conseguiríamos elaborar nem em nossos sonhos, para amenizar a obsessão, a preocupação e até a culpa que sentimos como mães”.

Flavia não para por aí: ela ainda fala de segurança no trânsito (qual o assento ideal para cada idade etc.), como aproveitar ao máximo os passeios, truques para distrair as crianças em viagens de carro e avião, como enfrentar o jetleg e a noção de tempo dos filhos, e até dá dicas para evitar acidentes na praia. Entre as receitas caseiras estão brincadeiras fáceis de fazer que vão deixar até a hora do banho mais divertida.

Foi a partir da troca de experiências com outras mães que Flavia encontrou a fonte para suas dicas, além de muita pesquisa e curiosidade sobre o tema. Neste segundo volume de Mamãe conta tudo, a autora não esconde que a maternidade exige paciência e dá dicas para não confundir respeito com medo na educação dos pequenos.

Depois do primeiro ano de vida, Flavia reserva dicas valiosas não só para a alimentação dos pequenos, mas também truques para tirar manchas da roupa, como entrar no ritmo das festinhas infantis, etiqueta familiar em diversas situações como na casa do amiguinho ou consultório do pediatra, além de estratégias para ajudar a trocar a mamadeira por copinho e tirar a chupeta – e o dedo - sem traumas para ninguém.

Flavia trata ainda sobre o desafio dos primeiros dias na escolinha. Há, inclusive, um capítulo com uma introdução às diferentes linhas pedagógicas de ensino - waldorf, montessoriana, construtivista e tradicional – além de um passo-a-passo das sensações vividas pelos pequenos nesta importante etapa da vida deles – e das mães - e como lidar com elas.

Como se estivesse em um bate-papo de mães no parquinho infantil, Flavia Fiorillo ampara a mãe nos acidentes de percurso da maternidade e também com as tarefas que, embora pareçam banais, exigem uma boa dose de criatividade para torná-las mais fáceis. O texto final passou pelo crivo de profissionais das respectivas áreas: nutrição, pediatria e obstetrícia.

Algumas dicas do livro Mamãe conta tudo 2:

Obs.: assim como no primeiro livro, Flavia deu nomes às crianças fictícias citadas.

Infelizmente não dá para ser uma mulher perfeita. Você terá que decidir suas prioridades e tomar decisões que talvez não queira. Ouvirá muitas críticas de qualquer um, desde sua mãe até a senhora que passa na rua, discorda de sua prática e a critica, mesmo sem nunca ter visto você antes. Respire fundo, acredite na sua intuição e saiba que tudo vai dar certo.

Para saber que o Gabriel entendeu o que vocês acabaram de dizer, peça a ele que repita o que ouviu. Isso serve para você ter certeza de que não está falando em Klingon com ele, e sim em português bem claro.

Bateu aquela preguiça de enfrentar quatro horas de muito barulho e frituras na festinha do amigo? Faça um esforço, vista-se e vá. A lei da reciprocidade funciona como um relógio suíço quando se trata de festas de criança. Imagine a cara de seu filho se metade dos pais inventar uma desculpa esfarrapada dessas para não ir à festa dele?

Chegue ao restaurante meia hora antes da hora da refeição do Gabriel. Se passar muito tempo desse horário, a taxa de glicose no sangue dele vai cair muito, deixando-o mal-humorado, irritado e manhoso até a comida chegar... o tipinho de situação que você quer evitar a todo custo em lugares públicos.

Para que o Gabriel aprenda a fazer xixi no vaso sanitário em pé, coloque umas três ou quatro unidades de cereal ou bolachinhas pequetiticas e peça a ele para tentar acertar no alvo. Aliás, você sabia que instintivamente o papai também tenta acertar o alvo, se houver um? 


Sobre Flavia Fiorillo

Depois de se tornar mãe, Flavia Fiorillo passou a escrever sobre os bons e maus momentos da maternidade como forma de diminuir o seu estresse nessa nova fase da vida. Foi assim, de maneira despretensiosa, que começou o blog Mamãe sabe tudo [http://mamaesabetudo.blogspot.com], repleto de curiosidades, dicas e experiências pessoais sobre este tema tão rico e desafiador. O blog evoluiu e hoje é um dos mais conceituados em cool hunting para assuntos do universo infantil. Como não consegue ficar parada, ela agora lança o Mamãe conta tudo 2, livro em dois volumes (o primeiro foi lançado em 2012) que reúne, com humor e bom senso, ideias e possíveis soluções para enfrentar os primeiros anos de vida da criança. Flavia também colabora com revistas contando sobre suas experiências e seus achados pelo mundo. Mora em São Paulo com o marido e os filhos e, mesmo sendo uma pessoa cosmopolita e totalmente conectada, sente falta de um bom quintal.

Sobre a Editora Dash

Criada em 2010 pela designer Silvia Ribeiro, a Dash diferencia-se por seu formato inovador no mercado brasileiro: a empresa produz livros nas versões e-book e também impressos sob demanda. Em seu portfolio estão escritores adultos e infantis, artistas plásticos, fotógrafos e blogueiros. Os autores – muito inéditos – são selecionados por seu perfil diferenciado, criatividade e identificação com a linguagem eletrônica atual. Entre os títulos já lançados pela Dash estão: Dia + Dia + Dia, do artista plástico Marco Mariutti; O peixe-pintor, do jovem escritor Francisco Stelzer, com ilustrações de Marcelo Cipis; Enfeitamento, de Cristina Rogozinski, com ilustrações de Flávia Ribeiro e Marketing de Atitude, do publicitário Julio Ribeiro.

http://www.editoradash.com.br/

Para adquirir sua cópia, clique aqui ou aqui na Amazon ou Kobo.

Nenhum comentário: